A edição 2013 do Labjovem trouxe uma melhoria generalizada dos trabalhos a concurso, melhoria que se reflete nos selecionados da área de Ilustração e Banda Desenhada. Ao aumento do número de candidaturas juntou-se um maior empenho na qualidade das mesmas, bem como na apresentação das respetivas peças. De ressaltar também uma maior diversidade temática e técnica em relação à edição anterior do concurso. Espelho disto mesmo é o trabalho vencedor da categoria, “Eléctrico Utópico São Miguel. Açores 1913-2013”, cuja ideia que está na sua origem é de excelência – um misto de realidade e ficção em modo de celebração histórica - tal como a técnica utilizada e a respectiva mancha gráfica, a remeter para o universo da serigrafia. O registo é muito criativo, nomeadamente no traço escolhido para ilustrar paisagens e personagens. A ligação à temática regional funciona como mais um ponto a favor do trabalho em questão.

No segundo trabalho selecionado, “Éden”, é especialmente relevante o humor inerente à ilustração e à respectiva memória descritiva. O registo gráfico é sofisticado e ao mesmo tempo sóbrio, sendo que a ilustração alude de forma feliz ao universo do absurdo.

O terceiro selecionado, “Mitos”, desafia a imaginação do público que interage com as ilustrações. É muito interessante a proposta de desconstrução dos mitos populares.

De referir ainda a presença nesta mostra do trabalho “Uma História a Azul e Preto!”, que se insere no universo da Banda Desenhada. Rompendo um pouco com o habitual nesta área, o trabalho de contar uma história dispensou a utilização de texto e o resultado é bastante feliz, destacando-se ainda a qualidade da mancha gráfica e do traço, de inspiração naïf.

Diego Ares Liñares

“ELÉCTRICO UTÓPICO SÃO MIGUEL. AÇORES 1913-2013”Diego Ares Liñares

Diego Ares Linhares, a.k.a. Hassim Vaio Mundo nasceu na Galiza em 1989. Licenciou-se em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade de Vigo em 2011.

Sem os conhecer, veio em 2010, por acaso, para os Açores e encontrou neles um meio ao qual não foi preciso adaptar-se. Tem colaborado desde então com diversos meios de comunicação e desenvolvido diferentes projectos em várias ilhas dos Açores.

Marco Fraga da Silva

“ÉDEN”Marco Fraga da Silva

O autor nasceu na ilha do Faial em 1981. Estudou na área de Artes no liceu Dr. Manuel de Arriaga, após conclusão dos seus estudos liceais matriculou-se, em 1999, na Faculdade das Belas Artes do Porto onde estudou Design de Comunicação. Após a conclusão da sua licenciatura, deslocou-se para Lisboa onde trabalhou na área do Teatro de Animação e tirou um curso de Cinema de Animação nas Belas Artes de Lisboa (CIEAM). Possui ainda uma pós-graduação em Estudos Cinematográficos pela Universidade Lusófona de Lisboa Desde 2007 integra o subdepartamento de Artes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja onde leciona várias unidades curriculares dos cursos de Educação Básica, Educação e Comunicação Multimédia e o curso de Artes Plásticas e Multimédia.

Carla Rocha

“MITOS”Carla Rocha

Carla Rocha nasceu em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores. É designer gráfica e ilustradora. Terminou a licenciatura em Design Gráfico e Multimédia – Ramo de Design Gráfico, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha pertencente ao IPLeiria, no ano de 2012. Estagiou na HDG Açores.

Beatriz Pereira

“UMA HISTÓRIA A AZUL E PRETO!”Beatriz Pereira

Chamo-me Beatriz Pereira, tenho 18 anos e sou natural da ilha de São Miguel - Açores. Concluí o secundário no ano letivo 2012/2013, na Escola Secundária Antero de Quental, em Artes Visuais. Já participei em vários concursos, tendo este ano ganho o concurso de jovens criadores de São Miguel – WALK AND TALK 2013. No ano que decorre, estudo na FBA.UL – Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, no curso de Design de Comunicação.