Nascido em Coimbra em 1977, António Luís Campos terminou o curso de Engenharia Electrotécnica nessa cidade, desenvolvendo a sua actividade profissional no ramo das energias renováveis durante vários anos. Entusiasta da fotografia desde 1996, após residir em Espanha e Polónia envereda por uma carreira como fotógrafo freelancer, sendo responsável por um grande número de actividades de formação na área da Fotografia de Natureza e Fotojornalismo, em particular nos Açores, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.
Focando a sua atenção, numa primeira fase, em temáticas ambientais, devido ao trabalho como naturalista amador e, simultaneamente membro e dirigente associativo de ONG ambientalistas, viria ao longo do tempo a alargar o âmbito do seu trabalho, com uma abordagem mais jornalística e experimental, assinando também o texto de muitos dos artigos que publica.
Tem colaborado regularmente com diversas edições, nacionais e internacionais, com perto de duas dezenas de artigos de imagem e texto publicadas na National Geographic Magazine (edição portuguesa e polaca) e ainda nas revistas TIME (USA), Technology Review – MIT (USA) Prism (USA), La Repubblica (Itália) ASCII (Japão), Fotonatura (Espanha), FOTOdigital e SuperFotoPrática (Portugal), entre outros títulos de imprensa, abordando a fundo temáticas ambientais e sociais e a sua interacção na sociedade portuguesa.
Em 2006 viria a integrar a agência 4SEE Photographers, que distribui o seu trabalho a nível internacional. Os trabalhos do fotógrafo integram ainda bancos de imagens de diversas entidades, tanto privadas como estatais.
Tendo recebido numerosos prémios em múltiplos concursos de fotografia, foi distinguido, em 2007, no mais importante concurso de fotojornalismo em Portugal, o BES/VISÃO, na categoria de Retrato.
É também autor de diversas exposições individuais e colectivas, das quais se destacam “As Borboletas do Mondego” exposta no Museu da Água de Coimbra, “Pensam que é por Milagre...”, patente em Portugal e Polónia e “Arte Xávega”, em Espanha, estando ainda presente em diferentes sítios internet especializados em fotografia.
Mais informação em:
www.antonioluiscampos.com