Rui Pedro Borges Soares nasceu na ilha de São Miguel nos Açores, em Dezembro de 1979. Cresceu a ver o pai a fotografar com a Olympus OM20 e a fotografia era conversa habitual entre família. Depois de muitos anos pelos tapetes de judo apaixonou-se pela fotografia, mudando completamente de vida, muda-se para Lisboa para ingressar no Instituto Português da Fotografia para se formar como Fotojornalista e onde mais tarde se tornou formador.
Iniciou a sua carreira no jornal online hardmusica.pt passando depois pelo jornal I com a Céu Guarda como editora, jornal Público com o Miguel Madeira como editor.
Em 2012, voltou aos Açores, sendo neste momento colaborador do jornal I, jornal Público, Reuters, fotografo do festival de arte urbana Walk & Talk e Project Manager da Associação Action Sports Azores. Colabora também frequentemente em diversos projectos com os fotógrafos, também açorianos, António Araújo e Rui Vieira. Dos seus clientes, podem-se salientar: revista de bordo da SATA, Teatro Micaelense, Sagres, Visit Azores entre outros
Hoje em dia varia o seu trabalho entre o fotojornalismo, fotografia documental, fotografia de viagem, arquitectura, publicidade e de desportos de acção, com várias publicações em meios nacionais e internacionais e a formação na Escola Profissional da Ribeira Grande.