JURÍ

Paulo Henrique Silva

Nasceu na ilha Terceira, Açores, em 1971.Iniciou a sua atividade profissional como técnico de som, em 1987, no Rádio Clube de Angra, e está desde 1988 ao serviço da Rádio e Televisão de Portugal - Açores, nos estúdios em Angra do Heroísmo.
Em Abril de 2009, foi requisitado para assessor técnico da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Gabinete do Secretário Regional, nas áreas da promoção ambiental e conservação da natureza, actividade que manteve até 31 outubro de 2012. A partir dessa data e até ao momento presente é coordenador da base de dados de ambiente e conservação da natureza “Sentire Interpretar o Ambiente dos Açores – siaram.azores.gov.pt”, ao serviço da Direção Regional do Ambiente/Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo.
Autor das recolhas do CD áudio, “À Viola – José Luís Lourenço”, editado em memória do tocador de viola da terra José Luís Lourenço pela sua família, em2002.
Autor do CD áudio “Tradições Orais – Corvo, São Jorge e Terceira”, resultado de uma pesquisa de 10 anos sobre as particularidades etno-musicológicas daquelas ilhas com textos de Alfredo Saramago, João Lobo Antunes, José Alberto Sardinha, Manuel Rocha, D. Januário Torgal Ferreira, Domingos Cunha, Nélio Lourenço e Victor Hugo Forjaz com edição do Instituto Açoriano de Cultura, em 2003.
Foi autarca da Junta de Freguesia dos Altares no quadriénio 2002/2005. Nesse período coordenou a criação do Eco museu – Núcleo Museológico dos Altares,inaugurado em maio de 2004.
Foi sonoplasta dos grupos de teatro Alpendre de Angra do Heroísmo e Pedra Mó da Casa do Povo dos Altares.
Executou o trabalho técnico de digitalização e restauro das recolhas sonoras feitas pelo Etno-musicólogo Artur Santos na década de sessenta do século XX.
Como resultado desse trabalho foi publicado pela Direção Regional da Cultura,em 2004, o CD áudio “José da Lata – O Pastor do Verbo”.
É um dos autores do “Atlas Básico dos Açores”, no capítulo da flora endémicados Açores, editado pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores,em 2004.
Em 2006, acompanhou, durante nove meses (de fevereiro a outubro), todo o processo de nidificação da espécie Calonectris borealis – Cagarra, na costa norte da ilha Terceira, com o objetivo de estudar o reportório acústico e registaras vocalizações de todo o processo reprodutivo da espécie e compor um acervo fotográfico detalhado desse período.Como resultado dessa pesquisa foi lançado o CD áudio e multimédia, da sua autoria, “A Madrugada das Cagarras”, que reuniu todos os conteúdos recolhidos, e apresentada a exposição/instalação com o mesmo nome. Ambos os trabalhos foram editados pelo Museu de Angra do Heroísmo, em 2007.Em 2009, foi feita a 2ª edição modificada do CD áudio e multimédia “A Madrugada das Cagarras”, com edição da Associação Os Montanheiros.
Autor do livro “Vulcão de Santa Barbara” editado pelo Instituto Açoriano deCultura e pela Associação Os Montanheiros, em 2007, e da exposição fotográfica com o mesmo nome, promovida pelo Instituto Açoriano de Cultura,em 2007.
Entre maio e junho de 2008, passou 27 dias nas Ilhas Selvagens por razões conservacionistas e de promoção ambiental. Durante esse período fez um registo sonoro das vocalizações da avi-fauna, dos ambientes naturais, bem como um registo fotográfico e de vídeo de toda a vida selvagem desses rochedos inabitados, que se situam 300 KM a sul do Arquipélago da Madeira.
Autor do CD áudio e multimédia “Ilhas Selvagens 30º 08' N 15º 54' W”, editado pelo Instituto Açoriano de Cultura, Associação Os Montanheiros e Universidade da Madeira. Na mesma altura foi autor da exposição fotográfica “Ilhas
Selvagens” promovida pela Direção Regional da Cultura/Governo Regional dos Açores.
Fotógrafo colaborador da revista National Geographic Portugal, desde 2009.
Autor do CD áudio “Pezinho dos Bezerros da Terceira”, editado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em 2009.
Coordenador e autor dos conteúdos do CD multimédia “Ícones Ambientais do Concelho de Angra do Heroísmo”, editado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em 2009. 
Coordenador e autor dos conteúdos multimédia, do processo de construção do site “angrosfera” – www.cm-ah.pt/angrosfera/ apresentado em 2009 pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Coordenador e autor dos conteúdos do CD áudio e multimédia “Ilhéu da Praia a Terra dos Painhos de Monteiro”, resultado do trabalho de campo efetuado em 26 dias durante um período de seis meses. Nesse trabalho foram registados aspectos naturais do ilhéu da Praia, na ilha Graciosa, e do processo de nidificação da espécie Hydrobates monteiroi - Painho de Monteiro, ave marinha endémica dos Açores, que ocorre exclusivamente nos ilhéus da Graciosa,editado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em 2010.Na mesma altura foi coordenador e autor da exposição temática com o mesmo nome, também promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Em junho de 2010 deslocou-se 18 dias para trabalho de campo à reserva natural das Ilhas Desertas, a Sul do Arquipélago da Madeira.
Em junho de 2011 regressou ao arquipélago madeirense a fim de trabalhar e máreas protegidas na ilha da Madeira, Porto Santo e ilhéus adjacentes.
Coordenador e autor da maior parte dos conteúdos em áudio, vídeo e fotografia do site “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores” – siaram.azores.gov.pt,
apresentado, em 2010, pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. No âmbito deste projeto tem percorrido todos os parques naturais dos Açores em trabalhos de conservação da natureza.
Autor da exposição temática “Ilhéu de Vila Franca do Campo” apresentada, em 2011, pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel.
Coordenador editorial de um desdobrável promocional sobre as zonas costeiras do Concelho de Angra do Heroísmo, editado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em 2010.
Autor dos documentários em vídeo, “Terramoto de 1 de Janeiro de 1980 –Evacuação da Caldeira de Santo Cristo”, “Fajãs do Tempo”, “O Último Vulcão da Linha – Testemunhos da Erupção Submarina do Vulcão dos Capelinhos”,“Memórias da Baleação em São Jorge”, “Currais de Pedra – 10 Anos de Património Mundial das Vinhas do Pico”, “Furnas – O Vulcão da Água”, “Fajãs de São Jorge – Reserva da Biosfera da UNESCO”, “Um dia no Botânico” – 30 Anos do Jardim Botânico do Faial, “Cores da Terra” – A Arte como Ferramenta de Conservação da Natureza, “Flores a Ilha da Biosfera” e “Capelinhos – 60 anos depois” produzidos pela Direção Regional do Ambiente.Também nesta área está a desenvolver um documentário sobre a vida de um habitante da Fajã da Caldeira de Santo Cristo na ilha São Jorge designado por“O Homem do Vento Norte”.
Produtor de conteúdos para diversos centros de interpretação ambiental nos Açores e para outras plataformas de informação da Direção Regional do Ambiente, na área da promoção ambiental e conservação da natureza.
No âmbito do seu trabalho na Direção Regional do Ambiente, proferiu palestras e conduziu apresentações na área do ambiente no Conselho Regional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Campanha SOS Cagarro, escolas dos Açores, Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e Santa Maria, Encontros Regionais de Educação Ambiental e no seminário
“Cidadania e Sustentabilidade para o Século XXI”, coordenado pelo Conselho Nacional de Educação em Maio de 2011.
Entre de 2011 e 2017 foi-lhe atribuído o certificado de estatuto de formador nas áreas e domínios D08 – Educação Ambiental, pela Direção Regional de Educação e Formação no âmbito do estatuto da carreira docente da Região Autónoma dos Açores.
Durante os anos de 2011, 2012 e 2013 no âmbito do seu trabalho da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, foi integrado em voos de missões da ForçaA érea Portuguesa no Arquipélago dos Açores com o objectivo de fazer um levantamento fotográfico da paisagem natural e urbana dos Açores. Nessas missões, e a pedido da Marinha de Guerra Portuguesa, também fez a actualização da base de dados dos Faróis dos Açores e missões de observação e registo fotográfico na vertente sul da Montanha do Pico a pedido do SIVISA-Sistema de Vigilância Sísmica dos açores. Este trabalho foi efectuado durante várias horas e em duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa: 28 horas em EH-101 Merlin e 18 horas em CASA C-295M.
Foi autor das imagens da edição filatélica de 2012 dos CTT, sobre as Fajãs dos Açores, apresentada em junho do mesmo ano.
Em julho de 2013, deslocou-se 7 dias para trabalho de campo ao arquipélago das Berlengas ao Largo do Cabo Carvoeiro em Peniche.
Em janeiro de 2016 conclui-o o projeto editorial sobre as ilhas de Portugal.
Em 2016, a pedido da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, procedeu aoregisto fotográfico dos valores culturais e ambientais do Concelho de Angra doHeroísmo para a publicação do livro “Angra Agora - 2017”, que aconteceu emagosto de 2017.
Em setembro de 2017 foi publicado o livro/cd “Ilhas de Portugal – Selvagens,Desertas, Açores, Madeira e Berlengas com edição da Associação OsMontanheiros em Angra do Heroísmo.
No momento presente mantêm a sua atividade como técnico de som da RTP açores, Delegação da Terceira, e de coordenador da base de dados de ambiente e conservação da natureza - siaram.azores.gov.pt da Direção Regional do Ambiente, Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores.