PROJETO


“Restaurante e Indústria de Panificação”

O restaurante+indústria de panificação situa-se numa quinta com diferentes espécies arbóreas com largos anos de existência.

Era objectivo principal que os visitantes usufruíssem durante a sua estadia de um ambiente mutável e tão irreverente como é a natureza. Por este motivo, pretendeu-se respeitar a história do local e a localização das espécies aí existentes e desenhou-se um edifício que coexiste e dialoga com a sua envolvente, permitindo também que se demarque o presente e a evolução dos conceitos e linguagem inerentes à experiencia humana.

Tirando partido da componente ambiental e paisagística do local, a construção tem uma presença simples que pretende dar importância a um conjunto significativo de elementos que formam a sustentabilidade da mesma.

O edifício está dividido em dois corpos: o primeiro de apoio ao restaurante e o outro de confecção e sala de jantar. Estes dois volumes estão ligados pela laje de cobertura, sendo o resultado uma área exterior parcialmente coberta que vem materializar um carácter de unidade volumétrica entre ambos os corpos e que permite que a luz, a água e a natureza invadam o espaço construído de uma forma abundante e permissiva.