PROJETO


Metástase

Este projecto foi desenvolvido no âmbito de uma prova escolar na ETIC_.  Através de uma escolha rigorosa por parte da entidade escolar, foi aceite o argumento desta curta-metragem,concebido por mim, para a sua futura realização.

Esta curta metragem relata os últimos dias de Renato. Este vive um mundo sofredor, solitário, e muito próprio e talvez demasiado introspectivo. De repentina, Renato descobre que tem cancro e isola-se do mundo exterior, em sua casa. Este ambiente carrega provoca reflexões separando (ou juntando) o tempo, a acção e toda a dimensão do contexto das coisas, intersectando a morte, a metamorfose, e o renascimento. Pode-se dizer que o final é uma aura purificadora/destrutiva sobre a condição humana de um ser.

Esta curta foi inspirada na obra de Franz Kafka “A Metamorfose”.

Queria que o meu personagem comunicasse com o público de uma maneira reflectiva (para que o espectador reflectisse também). Renato passa ele mesmo por uma transformação, pois este transmuta de personagem vulgar para a essência que é veículo entre o conceito e o espectador, juntamente com toda a simbologia e metáforas presentes ao longo de toda a ficção.