ARTISTA

Helena Raposo

Iniciou os seus estudos musicais no ano de 1993 no Conservatório de Ponta Delgada onde concluiu em 2001 o Curso Complementar, 8º Grau, de Guitarra Clássica nesta mesma instituição, estudando com os professores Luciana Saponaro, Hamilton Gonçalves, Luciano Lombardi, Gianna de Toni e posteriormente em Lisboa com Paulo Amorim.

No ano de 1998 foi formadora de informática musical - Rhapsody 1.0 – num programa apoiado pela DRE.

No ano 1999 frequenta uma masterclass de Direcção Coral sob a orientação do Maestro Edgar Saramago.

No ano 2000 frequenta uma masterclass de Direcção Coral e Técnica Vocal sob a orientação de Edgar Saramago e Vianey da Cruz.

Relativamente a actividade como coralista, fazendo também o papel de ensaiadora de naipe nalgumas destas obras, interpretou entre muitas obras, Misa Criolla de Ariel Ramirez, Gotas de Alma de José Leite Raposo, Gloria de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Missa pro Defunctis de Duarte Lobo, Missa de Santa Cecília de C. Gounod, Messa di Gloria de G. Puccini, Stabat Mater e Petite Messe Solennelle G. Rossini, Messiah de Haendel, Requiem, Missa da Coroação e Vésperas Solenes de W.A. Mozart, Requiem de Verdi. Sendo conduzida por vários maestros entre os quais Adriano D’Arcy, Jorge Matta, Walter Cobera, Rui Massena, Pedro Teixeira.

Participou em 2005 nas Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, trabalhando com os maestros: Dr. Owen Rees (Universidade de Oxford e Cambridge Taverner Choir); Dominique Vellard (Ensemble Gilles Binchois); Peter Phillips (The Tallis Scholars); Artur Carneiro (Coro Gulbenkian, Escola Superior de Educação de Lisboa); Pedro Teixeira (Ricercare e Officium).

Frequentou em Maio 2006  a Masterclass de Direcção Coral com o maestro Paulo Lourenço.

Em  Novembro 2006 participou nas Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora, trabalhando com os maestros: Peter Phillips (The Tallis Scholars); Graham O’Reilly (Ensemble Européen William Byrd e Restauration Musick); José Luís Borges Coelho (Coral de Letras da Universidade do Porto); Pedro Teixeira (Ricercare e Officium).

É membro fundador, alaudista / tiorbista do ensemble “Vox Antiqua” que se dedica à investigação e execução da música dos séculos XVI e XVII.

Nos anos 2005 a 2007 frequentou a cadeira de Canto (como instrumento secundário) na Universidade de Évora na classe da professora Liliane Bizineche.

Actualmente é finalista do Curso de Licenciatura em Música, vertente Alaúde e instrumentos similares da Universidade de Évora na Classe do Professor Manuel Morais. Tendo trabalhado também com os professores Diana Matos e André Barroso.

PROJETOS

OPUS 4 - Ao longe, Amor
1º LABJOVEM - Concurso e Mostra