Filho de pais açoreanos, Rodney A. Soares nasceu em Boston a 2 de Novembro de 1982.
Desde pequeno mostrou gosto pelas artes. Na escola primária, ganhava todos os anos os prémios de concursos em desenho. Na escola secundária, estudou desenho e continuou a ganhar prémios em pequenos concursos. Na Universidade de Massachusetts em Lowell formou-se em "Belas Artes" com concentração em "graphic design."
Em casa, o gosto pela fotografia tem sido desenvolvido ao longo dos anos e é um tipo de herança de família. É o passa tempo preferido do pai e o seu bisavô paterno era um fotógrafo muito bem conhecido no Faial. O seu avô materno entusiasmou-o a tirar fotos, dando-lhe as suas máquinas mais antigas. Hoje tem uma boa colecção de máquinas fotográficas.
A sua técnica preferida é a fotografia a preto e branco. Com a escuridão, pode focar nos efeitos da luz e sombras em objectos que produzem novas imagens. A noite oferece um ambiente de mistério porque a escuridão, com uma luz mínima, cria imagens que não se podem ver com a claridade.
A sua profissão é de bancário, mas nas suas horas vagas trabalha em projectos de freelance em design, video e fotografia para clientes variados. É membro do clube de fotografia chamado “Friends of Photography.” Além disso, também é membro do rancho folclórico Corações Lusíadas, sendo o ensaiador das danças.