Natural dos Açores, onde desde infância desenvolve o seu gosto pelas técnicas tradicionais de malhas e rendas.
Mais tarde desloca-se para Londres, para realizar a licenciatura em Design de malhas na Central Saint Martins College of Art and Design, no intuito de aprofundar o seus conhecimentos nesta área realiza o Mestrado em Moda Digital na London College of Fashion, concluindo com distinção em 2011. Durante a sua estadia em Londres, aprofunda técnicas inovadoras, tal como, o desenvolvimento de formas esculturais em peças de malha sem costuras.
Imediatamente, consegue reconhecimento na área do Design de Malhas e Tecidos de alta tecnologia. Susana continua a explorar fronteiras entre a tecnologia e as técnicas tradicionais, a par do desenvolvimento de jacquards extremamente detalhados e com texturas, característica que distingue o seu trabalho no mundo da moda. Focando-se em projectos experimentais para criar novos tecidos, que é a sua maior paixão e acreditando que o futuro da moda está no cerne da assinatura Susana Bettencourt.
The ways of seeing, é o nome da coleção proposta para Primavera / Verão 2016, tendo como inspiração base o interior do olho humano. Trata-se do primeiro capítulo da sua busca, enquanto designer, para perceber como todos nós podemos ver o mundo de forma diferente.
De forma a traduzir esta procura, Susana, inicialmente foca-se apenas nas linha anatómicas do olho, que são as responsáveis pela receção dos dados, ou seja as imagens gráficas que captamos no nosso quotidiano.
Este é o inicio de um novo ciclo para o trabalho de Susana Bettencourt e após sedimentação da sua identidade como designer, pode experimentar livremente e exprimir as suas habilidades manuais sempre a par da tecnologia. Através de malhas feitas pelas suas próprias mãos irá expressar os seu pontos de vista e compartilhar o seu processo de compreensão e investigação deste “was of seeing matter”.