Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1997). Pós-Graduada em História da Arte Contemporânea pela FCSH-UNL (2000) e em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2003). É doutoranda da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e desenvolve actualmente o seu projecto de investigação na especialidade Teoria da Imagem.
Desde 2000 desenvolve actividades na área da história e crítica de arte. É autora de várias publicações, livros, ensaios, e de inúmeras entrevistas e textos sobre arte contemporânea em catálogos e publicações da imprensa especializada. Integrou a redacção das revistas Número; Arte y Parte; Pangloss; L+Arte; Artes e Leilões. É colaboradora permanente da revista Arq|a —Arquitectura e Arte Contemporâneas, desde 2000.
Participa frequentemente em conferências, seminários, sendo professora convidada em muitas instituições culturais e universitárias, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Universidade Católica, IPA - Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, entre outras. É, desde 2008, professora convidada no Mestrado de Design e Cultura Visual (Estudos de Fotografia) do IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing e responsável pelo módulo de Publicações e Projectos Editoriais no Mestrado de Estudos Curatoriais da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Foi assessora de comunicação da Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura, tendo assegurado a comunicação nacional e internacional das representações oficiais portuguesas na Bienal de Veneza e na Bienal de São Paulo, nas áreas da arte e da arquitectura (2008-2010); e consultora editorial da ARTE LISBOA - Feira de Arte Contemporânea, entre 2005 e 2010.
Como actividade principal dirige e edita a ARTECAPITAL (www.artecapital.net), plataforma online especializada em arte contemporânea que fundou em Abril de 2006.
Integra a secção portuguesa da AICA (Internationale Association of Art Critics) desde 2006.
Publicações (selecção):
- «Artists and Works» in Plano XXI – Portuguese Contemporary Art, Lisboa/Glasgow, 2000.
- «(Um) texto para os anos noventa», Arte Portugués Contemporáneo/Argumentos de Futuro. Colección MEIAC, Badajoz, Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, 2001, p. 154-163.
- «Antologia do Bom Comportamento» in AA.VV. (Óscar Faria e Paulo Mendes), Paulo Mendes: The Best of... Vogue, Porto, Mimesis, 2002, p. 25-35.- Pedro Cabral Santo: Crime sem Castigo, Porto, Mimesis, 2002.
- João Pedro Vale: Terra Mágica, Porto, Mimesis, 2005.
- «Zonas de Conflito_Novos Territórios da Arte», EM FRACTURA, Colisão de Territórios – Projecto Terminal, Plano 21 e Câmara Municipal de Oeiras, 2005, p. 2-3.
- «Inventário Artístico de um Fazedor de Raridades», Miguel Palma, in AA.VV. (David G. Torres e Pedro Lapa), Lisboa, ADIAC/PÚBLICO, 2005, p. 18-27.
- «José Damasceno interviewed by Sandra Vieira Jürgens», The Experience of Art, 51ª International Art Exhibition – La Biennale di Venezia, La Fondazione La Biennale di Venezia, 2005, pp. 60-61.
- «Pedro Paiva e João Maria Gusmão» in Ricardo Nicolau, Fotografia na Arte – De Ferramenta a Paradigma, Jornal PÚBLICO e Fundação de Serralves, 2006, p. 36.
- «Salão Olímpico» in Salão Olímpico 2003/2006, Fundação de Serralves/Centro Cultural Vila Flor, 2006, pp. 63-79.
- «João Maria Gusmão + Pedro Paiva», Experiments and Observations on Different Kinds of Air. Catálogo da representação portuguesa na 53. International Art Exhibition - La Biennale di Venezia, DGArtes, Lisboa, 2009, p. lvii.