JURÍ

Miguel Valverde

Miguel Valverde nasceu em 1971 em Portimão, Portugal. É licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa.

Fez diversos cursos e workshops de Escrita e Dramaturgia da Imagem, Argumento e Montagem.

Entre 1996 e 2004 programou curtas metragens para: FICA (Portugal), Skopje International Film Festival (Macedónia), Escola Restart e para a Zero em Comportamento – Associação Cultural.

Em 2003 fundou, juntamente com Nuno Sena e Rui Pereira o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, continuando actualmente a ser um dos seus directores e programadores.

Foi jurado em diversos festivais de Cinema, nomeadamente, Cork International Film Festival (Irlanda), Uppsala Short Film Festival (Suécia), Arcipelago – Festival Internazionale di Cortometraggi (Roma, Itália), Brest Short Film Festival (França), Mecal - Barcelona (Espanha), Curta Cinema (Festival de Curtas Metragens do Rio de Janeiro, Brasil) e Panorama Internacional de Cinema (São Salvador, Bahia, Brasil). Foi membro da comissão permanente de avaliação de projectos de filmes portugueses no Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA) entre 2008 e 2010, assim como do departamento de Bolsas Artísticas da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2011 e 2013. Ensinou ainda Argumento para Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação no CAM (Gulbenkian) e na Faculdade de Belas Artes (CIEAM), ensinando ainda Direitos de Autor na Escola Restart. Em 2011 e 2012, foi jurado dos trabalhos dos alunos de 1º ano da prestigiada escola francesa Le Fresnoy - studio des arts contemporains. Em 2011 produziu duas curtas metragens experimentais “Engine” de Miguel Ildefonso e “Um Homem à Varanda” de Gonçalo Robalo, apresentadas em diversos festivais, mostras e instituições como o Centre Georges Pompidou, as Cinematecas Portuguesa e Espanhola, a Haus der Kulturen der Welt (Berlim) e Eyebeam (NYC).

Participou em diversos seminários nacionais e internacionais sobre curta metragem e promoção e organização de festivais de cinema, assim como dá diversos workshops nesta área.