JURÍ

Tiago Guedes

Leiria 1978

Tiago Guedes estudou música durante dez anos no Conservatório Regional de Música de Minde, antes de fazer a sua licenciatura em Dança na Escola Superior da Dança de Lisboa. A sua formação foi complementada em workshops de dança contemporânea e de teatro.

Como intérprete, trabalhou com vários criadores, tais como Miguel Pereira, Aldara Bizarro, Francisco Camacho, João Fiadeiro, André Murraças e Alice Chauchat.

O coreógrafo Tiago Guedes desenvolve o seu trabalho desde 2001, destacando entre outros os seguintes trabalhos: Um Solo (Junho de 2002, Galeria ZDB, Festival Danças na Cidade, Lisboa), que recebeu o Prémio do Público no âmbito do programa Encontros Imediatos do Festival Danças na Cidade, Lisboa, e ganhou o concurso Jovens Criadores da Bienal dos Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo; Um Espectáculo com Estreia Marcada (Outubro de 2002, Centro Cultural de Belém, Lisboa) que inaugurou a programação Box Nova; Materiais Diversos (Setembro de 2003, sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II), este espectáculo ganhou novamente o concurso Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias na área da Dança; Trio (Abril de 2005, Théâtre Le Vivat, Armentières, França; Grande Auditório da Culturgest, Lisboa); Matrioska (Janeiro de 2007, Théâtre Le Vivat, Armentières, França); Ópera (Julho de 2007, Negócio ZDB, Lisboa, Portugal); Coisas Maravilhosas (Fevereiro de 2008, Festival Vivat la Danse! Théâtre Le Vivat, Armentières, França).

O seu trabalho tem sido apresentado em vários festivais e teatros em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Grécia, Eslovénia, Bélgica, Suiça, Brasil, Áustria, Holanda, Reino Unido, Hungria, Singapura, Rússia e Estados Unidos.

Colaborou com a RE.AL de 2003 a 2007 onde foi coreógrafo associado.

Recentemente criou Materiais Diversos, uma associação cultural que tem como objectivo principal a produção e difusão de objectos artísticos e na qual o coreógrafo Tiago Guedes assume a direcção artística. Tiago Guedes é coreógrafo residente do Théâtre Le Vivat, em Armentières, França no triénio 2006-2008 e na Galeria ZDB, em Lisboa.