JURÍ

Belarmino Ramos

Nascido a 7 de Dezembro de 1954, no Topo – ilha de São Jorge. Formou-se no Curso do Magistério Primário (1978).

É Animador Pedagógico no Concelho de Angra do Heroísmo, Coordenador Concelhio da Educação Permanente de Angra do Heroísmo, e formador do Instituto Irene Lisboa na Área de Expressão Dramática.

É formador da Associação de Escolas das Ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge, na área de “Expressão Dramática”- 1º Ciclo e “Animação e Recreação numa Perspetiva Pedagógica” – Auxiliares da Ação Educativa. Professor de apoio à disciplina de Expressão Dramática na EB/JI – Infante D. Henrique. Autor e encenador de vários guiões para festas de encerramento de ano letivo da EB/JI Infante D. Henrique. Organiza versões teatrais e encenação de vários Contos Tradicionais

Actor do Alpendre Grupo de Teatro desde 1976. Membro do Instituto Açoriano de Cultura (1990/1994).

Fundador da Associação Cultural “Casa de S. Jorge” e Presidente de sua direcção (1995/2005). Membro da direção do SPRA.

Participação como actor em várias séries televisivas de produção regional (RTPA), nomeadamente, “A Balada do Atlântico”; “O Barco e o Sonho”; “Crónicas de Gente Esquecida”; “Mau Tempo no Canal”; “Gente Feliz Com Lágrimas”, entre outras. Participação em vários recitais de Poesia (Açores, EUA, Brasil).

Coordenação e apresentação dos programas “Poemas do Sal e da Terra”; “Poetas da Rádio” e “Poetas da Madrugada”, com seleção de Rui Rodrigues, na RDPA.