Miguel Vieira (1977) licencia-se em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (1995/2001) após ter bolseiro Erasmus na École d'Achitecture de Paris La Villette, Paris, França (1999/2000) e realizado o estágio curricular no departamento do Centro Histórico de Évora, Portugal (2000/2001). Colabora com os arquitectos Fernando Martins e João Santa-Rita (autores do projecto de arquitectura) e os arquitectos Andrew Shore e João Matos ( equipa de projecto de execução), Évora/Loures, no projecto do Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Loures, Loures, Portugal (2002) e colabora no Gabinete Técnico da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico - classificada em 2004 Património da Humanidade pela UNESCO - ilha do pico, Açores, Portugal, tendo participado no processo de Candidatura da Paisagem Protegida da Vinha do Pico a Património da Humanidade , classificação obtida em 2004 (2002/2004).
Em 2005 funda o escritório SAMI-arquitectos juntamente com a arquitecta Inês Vieira da Silva. Desde então têm desenvolvido projectos de arquitectura na Europa nomeadamente Portugal e Polónia, e também na Republica Popular da china, numa perpectiva de internacionalização do seu trabalho. Têm sido várias vezes referenciados a nível nacional e internacional, no âmbito do trabalho desenvolvido por jovens equipas de arquitectos. Neste contexto foram incluídos, em 2007, na short list de 100 jovens arquitectos mundiais recomendada por Herzog & de Meuron para um projecto na Mongólia Interior, Republica Popular da China.
Têm participado em várias exposições e conferências em Portugal, Suiça, França, Itália, República Checa, Alemanha e Espanha, tendo no presente ano de 2009 apresentado o seu trabalho na mostra de Arquitectura Habitar Portugal 2006-2008, Cascais, Portugal, na Galeria MARCdePUECHREDON no âmbito da ART Basel,Brasileira, Suiça, no Centro Espositivo Le Ciminiere, Palemo, Itália, na Galeria de Arquitectura AEDES Pfefferberg, Berlim, Alemanha, no Lapidarium da Capela de Belém, Praga, República Checa e na Galeria Torreão Nascente, Lisboa, Portugal.
Têm sido convidados para júri de exames de trabalhos de fim de curso na Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, Portugal e na École Nationale Supérieure d'Architecture de Strasbourg, Estrasburgo, França.
O seu trabalho tem sido internacionalmente divulgado em publicações de especialidade, nomeadamente na República Popular da China, Correia do sul, Portugal, Espanha, França, Reino.