O complexo dos silos da “SiloTer” e dos antigos celeiros está localizado na periferia da cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO desde 1983, na ilha Terceira, Açores.
O projecto Angra360º propõe a reactivação do local e uma exploração do potencial daqueles edifícios como “objet trouvé” e memórias colectivas arquitectónicas, em duas partes:
- A reabilitação dos silos da “SiloTer” como um objecto/ícone da cidade de Angra do Heroísmo e a utilização dos espaços localizados sobre eles, que oferecem uma vista panorâmica daquela zona da cidade e da sua paisagem envolvente;
- A reabilitação e reconversão dos celeiros e do terreno da sua implantação de modo a oferecerem um programa misto (hostel, museu, espaços comunitários, restaurante, etc.).
O projecto Angra360º permite revitalizar o local e seu entorno imediato e, consequentemente, resulta em intercâmbios culturais, transformando o potencial arquitectónico existente. O projecto Angra360º valoriza intervenções simples e adequadas às condições sociais e económicas da ilha Terceira. O estudo do projecto Angra360º contribui para discursos arquitectónicos contemporâneos de arquitectura desabitada e abandonada em Portugal e mais precisamente nas condições específi cas dos Açores.