PROJETO


70-100

DESCRIÇÃO :

Primeira parte, de um trabalho em aberto, composta por 6 imagens fotográficas feitas na Piscina Municipal da Lagoa  (São Miguel)  entre 2006 e 2007, durante as aulas de natação para crianças com 6 meses até aos 5 anos.

APRESENTAÇÃO:

Fotografias que tentam descrever a relação do ser-humano com a água.

Relação que tanto se passa debaixo como por cima da linha de água e que se exprime não só através dos habituais sinais de prazer de um rosto mas também, por exemplo, através da forma como um corpo “corre” este meio, fazendo transparecer o prazer do contacto entre os nossos “70%”  e os “100%” de H2O que compõem a água no seu estado mais puro.

Este é um projecto que não está fechado e que será complementado com imagens feitas noutros locais e em diferentes circunstâncias.

Todas as imagens são trabalhadas em pós-produção. As alterações feitas são apenas ao nível de ajustamentos de cor e contrastes.

FUNDAMENTAÇÃO:

Assim como muita gente, tenho a água como um elemento do qual me é dificílimo prescindir. Emocionalmente é o meu espaço de renovação, de calma, de reflexão, e é também o meu espaço predilecto para qualquer tipo de actividade física.

Física e emocionalmente, a água, é o meu meio por excelência, como tal procuro com este projecto apontar à descoberta de emoções que, nos sendo tão naturais no momento em que disfrutamos da água, quase nunca as observamos de um modo mais atento como faríamos, por exemplo, com uma carícia humana.

O modo como os corpos sentem a água, movendo-se através dela, é algo que quase só pode ser visto em momentos de contacto entre dois corpos.

Talvez por sermos constituidos pelos tais 70% de H2O tenhamos uma relação tão humana (tão interessada e desinteressada ao mesmo tempo) com este meio.

Interessa-me esta relação tão intima que temos com a água e que, em tempos que se aproximam rapidamente, se vai tornar ainda mais intensa, necessitada ou odiada, devido aos desafios trazidos pelo “Aquecimento Global”.