Foi-me pedido um projecto cinematográfico pelo Instituto Politécnico do Porto, na sequência do curso Tecnologias da Comunicação Audiovisual, que tinha como objectivo a criação uma ficção de um trabalho fotográfico.
Este trabalho deveria ser composto por 12 diapositivos, sons criados em estúdio, musica e bibliotecas de sons. com duração entre 2,5 e 3 minutos, sendo o tema optativo.
A ficção teve em conta o enquadramento, o “raccord”, a regra da linha de ombros, a elegância e adequação dos movimentos de câmara e a simbiose entre a imagem e som, com vista a criação de sentido e narrativa.
A sonoplastia era factor essencial de forma a que fosse possível enriquecer a narração da história.
Estes poderiam ser extraídos de bibliotecas de sons, no entanto pelo menos 4 dos sons utilizados deveriam ser captados/produzidos em stereo no estúdio usando técnicas de Foley.
Os diálogos e voz-off também deveriam ser captados em estúdio. Todas as vozes tinham ser posicionadas ao centro da imagem stereo. No entanto era possível fazer uso de recursos de espacialidade de forma a diversificar os ambientes para os diálogos.
Dos objectivos supracitados todos foram atingidos por mim no projecto escolhido tendo este como tema uma ficção cómico-pornográfica entre uma bola e uma laranja.
Ficha Técnica
Titulo: Vitamina C
Realizador: Soraia Bettencourt
Ano de Realização: 2007
Musica: You Sexy Thing de Hot Chocolat e Omohumanidadecidade de Terrakota